quinta-feira, 16 de abril de 2020

VICENTE PAULO DA SILVA


Vicente Paulo da Silva, conhecido como Vicentinho (Acari, 8 de abril de 1956) é um ex-metalúrgico, bacharel em Direito, líder sindical e político brasileiro.[Foi presidente da Central Única dos Trabalhadores.
Atualmente exerce o seu 3° mandato de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores de São Paulo,[ ao qual é filiado desde 1981

BIOGRAFIA
Nascido no Rio Grande do Norte, iniciou sua carreira no movimento sindical em 1977 em São Paulo, quando filiou-se ao Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de São Bernardo do Campo e Diadema.
Foi membro da comissão de mobilização na histórica greve de 80, e um ano após esse fato, foi eleito vice-presidente de Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.
Foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional em 1982.
Em 1983, dirigiu com outros companheiros, a greve geral e de solidariedade aos petroleiros (primeira greve geral após o golpe de 1964).
No mesmo ano, foi cassado pelo regime militar e o sindicato sofreu intervenção federal.
Outro fato importante que ocorreu nesse mesmo ano foi a sua participação na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sendo eleito Presidente da primeira CUT - Regional do Brasil, a CUT ABC.
Foi eleito o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema em 1987, e reeleito dali a 3 anos.
Em 1993, foi eleito presidente-fundador do sindicato unificado dos metalúrgicos do ABC. Em 1994, foi eleito Presidente da Central Única dos Trabalhadores - CUT Nacional. Foi reeleito em 1997.
Em 2000 e 2004, disputou as eleições para a prefeitura de São Bernardo do Campo mas perdeu nas duas ocasiões (para Maurício Soares e William Dib, respectivamente).
Foi eleito deputado federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019
FONTE -
WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O XXI BLOG DO STPM JOTA MARIA, MOSSOROENSE, NASCIDO EM 1961, POLICIAL MILITAR DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR. SERVI NA PMRN POR 30 ANOS, PASSANDO POR TODAS AS GRADUAÇÕES, DESDE SOLDADO A SUBTENENTE. AMO A CORPORAÇÃO PROVA ESTÃO NOS 260 LINKS INSTALADO NO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS